Sindicalize-se Fale Conosco Webmail
 
 
     
 

.
   
Privatização da água
Sociedade se mobiliza contra a privatização da água
sem imagem

Audiência debate Fama e luta contra o interesse das multinacionais

A participação dos movimentos sociais e da população tem grande importância na luta contra a privatização das empresas públicas de distribuição de água, abastecimento e saneamento. A mobilização da sociedade foi defendida no debate de lançamento do Fórum Alternativo Mundial da Água 2018 (Fama), no dia 14 de dezembro, em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O Fama será realizado de 17 a 22 de março de 2018, em Brasília, como contraponto ao 8º Fórum Mundial da Água, evento das corporações que também ocorrerá na capital federal, de 18 a 23 de março. O tema do Fama é a luta contra a privatização e a comercialização da água.

O presidente Sindágua, José Maria dos Santos, destacou que empresas públicas de energia elétrica estão sendo privatizadas e que a água e o saneamento também estão na mira do governo golpista de Michel Temer. “Temos que defender nossos rios e nossa água das empresas multinacionais”, afirmou.
Segundo Zé Maria, o fórum alternativo será palco para confrontar a política de privatização do governo federal e o interesse das multinacionais. “O desafio dos movimentos sociais é manter públicas as empresas que cuidam da nossa água”, ressaltou.

A presidente da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, destacou a importância do fórum alternativo, ao alertar que a privatização das águas está interligada ao golpe em curso no Brasil. “As empresas internacionais querem comprar nossas riquezas e o governo quer vender. Temos que nos articular, porque em pouco tempo a água não estará mais no nosso controle. A luta pela água está intimamente ligada à luta contra o golpe que enfrentamos”, afirmou.

Para a representante da Coordenação Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens, Aline Ruas, a realização do fórum alternativo é necessária para defender a soberania nacional. “A água está em disputa e precisamos garantir o nosso controle sobre ela”, disse.

O Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, reunindo grandes grupos econômicos, políticos e especialistas na questão da água no planeta. Na verdade, o objetivo é discutir a privatização e o acesso das multinacionais a esse recurso. As edições anteriores aconteceram no Marrocos (1997), Holanda (2000), Japão (2003), México (2006), Turquia (2009), França (2012) e Coreia do Sul (2015).

Com a realização da oitava edição do evento oficial no Brasil, entidades nacionais e internacionais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida decidiram construir um fórum alternativo popular, o Fama, com o objetivo de proteger as águas brasileiras contra o capital estrangeiro.

O SINDÁGUA se organiza para levar uma delegação a Brasília e participar ativamente do Fama, além de realizar atos junto aos movimentos sociais em defesa da água como direito essencial da população.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial

 

Link's:

Acesso restrito aos diretores do Sindágua MG


Ficha de Filiação


Para acessar a calculadora,
clique aqu
i



Rodape Sindagua


Sindicato dos Trabalhadores nas
Indústrias de Purificação e Distribuição
de Água e em Serviços de Esgotos
do Estado de Minas Gerais

Rua Congonhas, 518 - Santo Antônio
Belo Horizonte - MG CEP 30330-100

(31) 3297-7227 Fax 3297-7224
sindagua@sindagua.com.br


Galeria de Fotos


Galeria de Videos

Mapa do Site

Principal
Acordos Coletivos
Boletins
Cartilhas
Colônias de Férias
Deapes
Diretoria Executiva
Conselho Fiscal
Diretoria de Base

Estatuto
Fale Conosco

Histórico

 

Jurídico
Jornais

Noticias
Outros convênios
Publicação
Saúde e Segurança
Seguro de Vida
Serviços Cartórios
Seguro de Carro
Última publicação
Web-Mail
Sindicalize-se